Institutional
About ELAS
program-areas
Team
Board
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS e parceiros promovem encontro para debater direitos das mulheres no Brasil e na América Latina (20/1/2017)
ELAS

 O Fundo ELAS e parceiros promovem em janeiro o Diálogo Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos, um encontro de mulheres de todo o Brasil e outros países da América Latina para discutir o contexto da luta por direitos das mulheres e traçar estratégias conjuntas para a agenda do movimento de mulheres. 

O Diálogo Mulheres em Movimento é fruto de uma parceria entre Fundo ELAS, British Council, Open Society Foundations Brasil e ONU Mulheres, que tem como objetivo fortalecer o movimento de mulheres para a defesa da democracia e contra a criminalização do ativismo de mulheres.   
 
O Diálogo contará com a participação de organizações de mulheres negras, indígenas, LGBT, jovens, trabalhadoras domésticas, estudantes, secundaristas, blogueiras, ativistas que foram às ruas na Primavera Feminista, ativistas das mídias sociais, lideranças comunitárias e, ainda, de especialistas e convidad@s estratégic@s das áreas de comunicação, mobilidade, gestores públicos, acadêmic@s, intelectuais e artistas. 
 
Mulheres unidas contra o retrocesso de direitos 
 
Especialistas ligad@s às questões de gênero afirmam que os direitos das mulheres estão sob ameaça no Brasil. Em maio de 2016, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos foi extinto. Além disso, todos os Ministérios passaram a ser ocupados por homens. Leis que restringem direitos já conquistados pelas mulheres, como a PL5069, foram aprovadas. Tais medidas fizeram com que o Brasil despencasse 22 posições no ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, o Índice Global de Desigualdade de Gênero. Casos de violência contra a mulher se multiplicam em toda a América Latina, com crimes chocantes como o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro e o assassinato brutal de uma jovem argentina, que desencadeou atos de protesto em diversos países latinoamericanos.  
 
“Este encontro é importante pelo diálogo, pelas trocas de experiências e pela atuação em rede entre movimento de mulheres de diversos países. Por exemplo, uma estratégia de incidência e mobilização poderia inspirar outras. As ruas do mundo e do Brasil estão tomadas pelas mulheres em defesa dos seus direitos. No Brasil, vimos, nos últimos anos, a resistência dos movimentos feminista e de mulheres em defesa dos seus corpos e dos seus direitos, contra diversas formas de violência, contra o racismo, em defesa dos territórios indígenas, pelos direitos no campo e na floresta, pela educação pública e sem discriminações de gênero, raça e etnia. Com ousadia e pluralidade, as mulheres estão redefinindo as forças políticas progressistas e emancipatórias”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil. 
 
“A ideia do Diálogo é fazer uma análise do contexto sociopolítico pelo viés das mulheres: qual é a visão delas sobre o contexto que estamos vivendo hoje? Como podemos juntas evitar que a situação das mulheres piore?”, explica KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS. 
 
O Diálogo Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 25 a 27 de janeiro de 2017, e será transmitido ao vivo pela página do Fundo ELAS no Facebook (www.facebook.com/fundosocialelas)  
 
 
Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, Cep 22281-060 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital