Institutional
About ELAS
program-areas
Balance Sheet
Supporters
Partners
Network
Project Showcase
Services
Campaigns
Group Stories
How to contribute
Contests
Contact us
Fale conosco
   
Subscribe to News
Nome
E-mail
 
   
Acompanhe nosso RSS  
Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera lançam novo edital (carta convite) para empoderar meninas através dos esportes (22/10/2019)
ELAS

O Fundo ELAS lançou no dia 1 de outubro de 2019 o 2º Edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva À Outra, que visa fortalecer a capacidade das instituições da sociedade civil de empoderar meninas por meio do esporte.

O Edital ELAS nos Esportes é resultado de uma parceria entre o Fundo ELAS, a ONU Mulheres e a ONG Empodera - Transformação Social Pelo Esporte, para expandir e fortalecer o programa “Uma Vitória Leva à Outra” (UVLO), que oferece uma formação interdisciplinar para mulheres jovens do Rio de Janeiro, a partir de oficinas temáticas e esportivas. 
Por meio do programa, as jovens adquirem habilidades como liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, foco e persistência para alcançar metas bem estabelecidas, além de adquirirem conhecimentos sobre direitos sexuais e reprodutivos e sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
 
O Fundo ELAS e suas parcerias vão apoiar organizações que possam levar essa formação para mais meninas em todo o município do Rio de Janeiro. Com o 1º Edital  ELAS nos Esportes - Uma Vitória Leva à Outra, 9 organizações tiveram apoio financeiro e técnico para desenvolver projetos em prol da equidade de gênero e da inclusão de meninas nos esportes. As organizações apoiadas desenvolveram ações no Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Favela da Chacrinha (Praça Seca), Pedra de Guaratiba, Complexo do Alemão (Ramos), Cidade de Deus, Manguinhos, Vidigal, Maracanã e Complexo da Maré.
 
Com o 2º Edital ELAS nos Esportes, mais instituições serão capacitadas para criar espaços seguros para que meninas possam praticar esportes e adquirir conhecimentos sobre saúde, direitos e educação financeira, desenvolvendo sua liderança e autoestima. 
 
“O Edital ELAS nos Esportes é a nossa estratégia para levar essa formação para mais meninas em todo o município do Rio de Janeiro, possibilitando que elas ocupem seus lugares nos campos de futebol, nas quadras, nas pistas, nas piscinas e onde elas quiserem. Além disso, é empolgante ver o fortalecimento e empoderamento das jovens através do esporte, elas superam todos os desafios”, diz K.K. Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.
 
“O esporte é uma poderosa ferramenta de mudança social e empoderamento de meninas e mulheres. Através dele é possível quebrar paradigmas que limitam a participação ativa de meninas e mulheres nas diferentes esferas sociais e desenvolver habilidades que são fundamentais para que essas meninas se destaquem dentro e fora do espaço esportivo. Esse poder é potencializado quando as meninas possuem um espaço seguro físico e emocional para debaterem sobre diferentes temas que afetam as suas realidades. O programa Uma Vitória Leva à Outra contribui para que elas se desenvolvam de maneira autônoma, critica e conscientes do seu papel como agentes de transformação social”, diz Jane Moura, presidenta da Empodera.
 
Para a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, o investimento em esportes incentiva meninas e adolescentes a perceber a igualdade como um valor acessível para as suas próprias vidas. “As meninas e adolescentes de hoje serão as mulheres da próxima década. Elas devem ser protagonistas da Geração Igualdade, campanha internacional que reúne esforços para que a igualdade de gênero seja realidade e gere oportunidades de inclusão para as meninas de todo o mundo”.
 
Podem participar do 2º Edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra organizações convidadas do Rio de Janeiro e que realizaram o treinamento UVLO, desenvolvido pela ONU Mulheres e a ONG Empodera. Serão investidos R$632.500,00 em até 11 projetos.
 
Saiba mais sobre o programa: umavitorialevaaoutra.org.br
 
 
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital