ELA Decide

O Edital ELA Decide apoia ações de formação e informação em saúde sexual e reprodutiva na Bahia

O Fundo ELAS e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) acreditam que informar e empoderar as mulheres e jovens para o exercício dos direitos sexuais e do planejamento da vida reprodutiva é fundamental para que elas tenham controle sobre seu presente e seu futuro.

Por isso, o Edital ELA Decide está apoiando 8 projetos que, com diferentes estratégias, vão atuar nos municípios de Itabuna, Itacaré, Lauro de Freitas, Palmeiras, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Santo Amaro, Salvador e Uruçuca, além de realizar ações na internet, alcançando outros territórios.


Baixar o edital

Baixar o edital

Baixar a linha de base

Serão investidos um total de R$ 378.300

O Edital ELA Decide é uma parceria entre Fundo ELAS e UNFPA para apoiar ações de formação e informação em saúde sexual e reprodutiva na Bahia.

No total serão investidos R$378.300 visando qualificar a demanda da população por serviços de saúde por meio de acesso a informação qualificada em direitos sexuais e reprodutivos. Serão apoiados 8 projetos no estado da Bahia.

A iniciativa faz parte da Aliança pela Saúde e Pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil, lançada pela UNFPA com apoio da Embaixada dos Países Baixos e da Embaixada do Canadá com o objetivo de promover a saúde e a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos no país.

Igualdade de gênero, direito à saúde e aos direitos sexuais são centrais para o

desenvolvimento da sociedade. O edital ELA Decide avança nesse sentido, fortalecendo organizações da sociedade civil que atuam na área.

Sobre as parcerias

O Fundo ELAS é o único fundo independente voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres no Brasil. Desde 2000, o ELAS apoiou mais de 400 projetos de grupos de mulheres em todas as regiões do Brasil, através de 26 concursos de projetos. Nossa missão é promover e fortalecer o protagonismo, a liderança e os direitos das mulheres, mobilizando e investindo recursos em iniciativas.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU especializada em demografia, juventude e saúde sexual e reprodutiva. Busca ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável, acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura, e a busca da efetivação dos direitos e oportunidades para as pessoas jovens. O UNFPA trabalha para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros e toda pessoa jovem alcance seu pleno potencial.

A Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil é uma rede de organizações do setor privado e filantrópicas, liderada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com apoio da Embaixada dos Países Baixos e da Embaixada do Canadá, para a promoção da saúde e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil. Fazem parte da Aliança o Instituto Ethos, MSD e Semina – como entidades mantenedoras – e também as empresas Accor Hotels, Magazine Luíza, Movimento Mulher 360, Pantys, Reckitt Benckiser, Laboratório Sabin, SESC São Paulo e The Body Shop – como signatárias.