Institucional
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Fundadoras
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Trabalho voluntário
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
Assine nosso boletim
Nome
E-mail
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Histórias dos Grupos

Quilombo Asantewaa

Colocar a saúde das mulheres negras da periferia em pauta. E ir além, oferecendo conhecimentos que garantissem o bem-estar das participantes, o aprendizado da sexualidade consciente, a prevenção da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis. Essa foi a missão do projeto Ára Odára: Oficina Itinerante de Saúde para as Mulheres Negras, realizada pelo Quilombo Asantewaa - Centro de Formação para Mulheres Negras, de Salvador (BA).

De oficina em oficina, a iniciativa conseguiu criar nas mulheres a consciência da necessidade do cuidado com a saúde, do uso do preservativo e das visitas periódicas ao ginecologista. Também tornou o espaço um ponto importante de distribuição gratuita de preservativos para a comunidade. “Houve uma mudança na relação da mulher com seu corpo. Elas começaram a compreender o corpo como algo que vai muito além do físico e do biológico”, destaca a coordenadora Ana Rita.

E se o corpo mudou de status, a auto-estima também aumentou, deixando de lado uma visão depreciada da identidade feminina negra em que os cuidados com a prevenção às doenças eram mínimos ou mesmo inexistentes. “As mulheres discutiram e repensaram sobre seus corpos, suas histórias, sua saúde e suas identidades negras”, comenta Ana Rita.

O processo que começou com as mulheres obteve continuidade com a participação e o apoio de todos os integrantes dos bairros periféricos de Salvador.“Percebemos um importante envolvimento da comunidade como um todo, o que gerou reflexões coletivas. Mulheres e homens ajudaram a oficina a acontecer e se comprometeram a continuar tendo atenção à sua saúde”, finaliza Ana Rita.


Dados do Projeto

Área de investimento social:
Ações pela saúde de meninas e mulheres

Tempo de duração do projeto:
6 meses

Valor total investido:
R$ 4.000,00

 

Outros Grupos

   
 
Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, Cep 22281-060 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital