Institucional
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Fundadoras
Sobre o Elas
Conselhos e equipe
Concursos
Como contribuir
Trabalho voluntário
Notícias
Fale conosco
Fale conosco
 
Assine nosso boletim
Nome
E-mail
 
   
 
   
   
   
Siga-nos no Facebook! Siga-nos no Twitter! Conheça nosso canal no YouTube!

Notícias

Nota de pesar (3/2/2017)
ELAS

O Fundo ELAS expressa sua solidariedade aos familiares e amigos/as da juíza e Desembargadora Federal Salete Maria Polita Maccalóz, que faleceu no dia 2 de fevereiro de 2017.

Natural da cidade gaúcha de Soledade, Salete Maccalóz tinha setenta anos de idade. Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais  da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul em 1972, a magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura Universidade Federal do Rio de Janeiro. Salete Maccalóz foi ainda docente da UFRJ, da PUC/RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
 
A desembargadora iniciou sua carreira em 1976, em Porto Alegre, onde exerceu a advocacia. Em 1987, ingressou na Justiça Federal, após ser aprovada no quinto concurso realizado pelo extinto Tribunal Federal de Recursos. Em 2008, tomou posse como desembargadora federal.
 
Salete Maccalóz foi uma grande aliada na luta pelos direitos das mulheres, tendo atuado como Conselheira do Fundo ELAS de 2002 a 2004 e assessora voluntária para assuntos jurídicos.
 
"Salete era uma feminista muito reconhecida por seus importantes posicionamentos dentro da área jurídica no que se refere aos direitos humanos. Ela foi uma das maiores entusiastas quando falei da ideia de criar um fundo para apoiar o movimento de mulheres, acreditava muito no potencial transformador das doações e do trabalho social por ter participado quando jovem do Movimento Bandeirante", conta Amalia E. Fischer P., coordenadora geral e cofundadora do Fundo ELAS.
 
Primeiro Conselho do Fundo ELAS, em 2001, em reunião de comemoração do registro do Fundo ELAS no MAM. Da esquerda para a direita: Rosane Reis. Izabel Ferreira, Maranhão Ferreira, Neusa das Dores Pereira, Gloria Marcia Percinotto, Helena Theodoro, Vanda Ferreira, Wania Sant´Anna e Salete Maccalóz.
 
 
 
Rua Hans Staden, 21 - Botafogo, Cep 22281-060 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel +55 (21) 2286-1046 / Fax 55 (21) 2286-6712 - E-mail: elas@fundosocialelas.org
Site desenvolvido por FW2 Agência Digital