PT | EN | ES

20 de novembro

Dia Nacional da Consciência Negra

Homenagem a Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695, e sua luta contra a escravidão. É o Dia Nacional da Consciência Negra e marca a inserção do negro na sociedade brasileira As mulheres negras são as principais vítimas da violência de gênero.

25 de novembro

Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
Homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa) pelo violento assassinato no dia 25 de Novembro de 1960, pelo ditador Rafael Trujilo, na República Dominicana. Em 1999, a data foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas  Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres.

1º de dezembro

Dia Mundial de Combate à AIDS
O Dia Mundial de Combate à Aids. No mundo inteiro, tem crescido o número de mulheres contaminadas pelo vírus, inclusive como consequência de violência sexual.

06 de dezembro

Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher – Laço Branco

Data do massacre da Escola Politécnica de Montreal, Canadá, em 6 de dezembro de 1989, quando 14 estudantes do sexo feminino foram assassinadas e 13 feridas. É o dia da Mobilização Mundial de Homens pelo fim da violência contra as Mulheres, Campanha do Laço Branco.

10 de dezembro

Dia Internacional dos Direitos Humanos
10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em resposta à violência da Segunda Guerra Mundial.  A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

VEJA A AGENDA DAS AÇÕES DOS PROJETOS SELECIONADOS NO XIX CONCURSO DO FUNDO ELAS – FUNDO FALE SEM MEDO, PARCERIA COM INSTITUTO AVON

Translate »