Edital Mulheres em Movimento registra crescimento histórico e revela pluralidade de lideranças

por | nov 30, 2023 | Editais | 0 Comentários

Diálogo Mulheres em Movimento realizado em 2023 – o maior da história do ELAS+

Em 2023 chegamos à sétima edição do nosso maior edital com recordes históricos! O Mulheres em Movimento – por solidariedade, justiça e democracia recebeu 1.687 inscrições finalizadas – um crescimento de 94% em relação ao ano anterior. Por meio de um  processo seletivo desafiador e minucioso, conduzido por um comitê dedicado, selecionamos 72 iniciativas, ultrapassando as expectativas iniciais. Ao todo, serão R$3,2 milhões em doações diretas por meio de recursos flexíveis, que podem ser usados para fortalecimento institucional.

Nesta edição, o nosso foco foi o fortalecimento da democracia, refletindo nosso entendimento de que é essencial fortalecer as organizações da sociedade civil, especialmente os movimentos de mulheres, para garantirmos uma cidadania plena. O recorde de inscrições evidencia a necessidade dessas iniciativas, fundamentais na construção de um Brasil mais justo, terem acesso a recursos.

O Mulheres em Movimento também rompeu fronteiras geográficas, contemplando 22 unidades da federação, em todas as regiões do país. A diversidade se reflete ainda nas lideranças, com 75% dos projetos encabeçados por mulheres autodeclaradas negras. Há ainda 30 lideranças da comunidade LBTI+, 16 lideranças indígenas e 11 iniciativas lideradas por pessoas com deficiência. Esses dados demonstram a interseccionalidade na prática e revelam a atuação plural das mulheres nos respectivos territórios.

O maior Diálogo de todos os tempos

Nossa metodologia de Diálogo também se mostra mais potente a cada ano. Em 2023, realizamos o maior encontro da nossa história, reunindo cerca de 300 mulheres cis, trans e de outras transidentidades de todo o país para quatro dias de trocas e partilhas. O Diálogo Mulheres em Movimento reúne ativistas, parceiros e financiadores do edital para conversarem sobre estratégias de fomento social,  narrativas comuns para sensibilização e demandas urgentes dos movimentos sociais.

O crescimento exponencial do nosso edital demonstra que o compromisso do ELAS+ em apoiar iniciativas de mulheres que promovem a equidade e a diversidade em todos os cantos do Brasil é um caminho concreto para a construção de uma sociedade mais justa.