PT | EN | ES

 A Casa das Crioulas é um espaço ocupado coletivamente por mães solteiras – ou mães autônomas, como dizem – na cidade de São Paulo. Inicialmente localizado no bairro de Perus, o grupo se mudou para uma casa no Butantã, mas precisa de apoio e parcerias para a reforma da nova sede.

A casa é um espaço para receber e promover atividades que fortaleçam as mulheres e as mães autônomas. A agenda de atividades abrange desde rodas de conversa, encontros de mulheres, oficinas até celebrações.
 
“Temos como objetivo o fortalecimento, protagonismo e autonomia em nossas ações. Criamos juntas um ambiente de troca de saberes, experiências e geração de renda, pois sentimos na pele a necessidade de validar nosso direito ao exercício da maternidade, agregando esta deliciosa prática aos nossos trabalhos, uma auto-gestão materna”, explica Manoela Gonçalves, que idealizou a iniciativa.
 
“A ideia surgiu quando eu percebi na prática que não seria nada fácil conciliar a maternagem autônoma com meus chefes de trabalho. Isso porquê não há políticas públicas que validem ou priorizem as mães autônomas, seja em vagas em creches, vagas em hospitais, universidades e escolas. Percebi ali que eu era mais uma na estatística de mulheres que chefiam lares sem apoio algum”, conta.
 
Colabore com as mães autônomas da Casa das Crioulas
 
A nova casa precisa de cuidados e reparos hidráulicos, elétricos, estruturais e adaptações para as atividades. Para arrecadar o valor necessário, a Casa das Crioulas criou uma campanha de financiamento coletivo online. Você pode saber mais sobre a campanha e apoiar doando qualquer valor nesse link.
 
O Fundo ELAS apoia essa iniciativa e convida você a conhecer o importante trabalho realizado pelo grupo e a colaborar com essa ideia.
 
 
Translate »