PT | EN | ES

O Coletivo Mangueiras, parceiro do Fundo ELAS, lança no dia 12 de novembro a campanha “É Nosso Direito!”, parte de um projeto em parceria com as organizações pernambucanas Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, e Curumim – Gestação e Parto. Financiada pela IPPF/WHR (International Planned Parenthood Federation/Western Hemisphere Region), a campanha tem o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens a informações sobre direitos sexuais e reprodutivos de maneira simples e direta. 

 
A ideia é utilizar ferramentas online como a rede social Facebook e o site do Coletivo Mangueiras para facilitar o acesso às informações sobre essa temática no Brasil. Lançada junto com o site do Coletivo Mangueiras, a campanha busca levantar debates sobre direitos das mulheres, direitos das populações LGBT, educação integral em sexualidade e questões sobre HIV no contexto brasileiro. 
 
Sobre o Coletivo Mangueiras
 
O Coletivo Mangueiras é um coletivo autônomo de jovens feministas que lutam por Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos em uma perspectiva integral e interseccional a partir do reconhecimento da diversidade. O grupo produz conteúdo e promove atividades sobre temas como prevenção do HIV, métodos contraceptivos, sexualidade, leis e diretrizes brasileiras, etc. 
 
O nome do coletivo vem de uma interpretação do ciclo reprodutivo da árvore: quando chega em seu período de frutificação, a mangueira, ao perceber que não dispõe de energia pra levar seus frutos adiante até seu processo de maturação, escolhe quantos deles ela continuará gestando. Desta forma podemos dizer que por um processo natural e autônomo de entender suas limitações, é uma árvore que decide sobre a sua reprodução. "É a partir desta autonomia reprodutiva que nos identificamos". 
 
Acompanhe o Coletivo Mangueiras e a campanha “É Nosso Direito!” pelo site e pelo Facebook.