PT | EN | ES
Na próxima quarta-feira, dia 9 de março, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro – SPM-RIO promove a 4ª edição do Prêmio Nise da Silveira, que vai homenagear oito mulheres que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres no Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação celebra o Dia Internacional da Mulher.
 
Uma das premiadas será a coordenadora geral do Fundo ELAS, Amalia Fischer. Mexicana-nicaraguense, radicada no Brasil desde 1995, Amalia é feminista, pesquisadora e ativista pelos direitos das mulheres desde 1975. É idealizadora e cofundadora do ELAS Fundo de Investimento Social. Além disso, também é cofundadora da International Network of Women’s Funds, impulsora e cofundadora da Rede de Esporte pela Mudança Social do Brasil e cofundadora da Rede de Fundos pela Justiça Social do Brasil. À frente do Fundo ELAS, tem sido referência em temas como movimento feminista na América Latina, filantropia para a justiça social, investimento social em direitos das mulheres e empreendedorismo.
 
A cerimônia será às 18h, no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n, Centro). Além da entrega do 4º Prêmio Nise da Silveira, haverá atrações culturais e exibição de trecho do filme “Nise – O coração da loucura”.
 
Serão premiadas também as seguintes mulheres: a atleta Aída dos Santos, a vice-presidenta do Sindicato dos Comerciários Alexsandra de Carvalho, a defensora Arlanza Maria Rebello, a neurobiologista Débora Foguel, a empreendedora social Eduarda LaRocque, a feminista histórica Leila Linhares e a líder comunitária Tia Gaúcha.
 
O Prêmio Nise da Silveira foi instituído pelo Prefeito Eduardo Paes através do Decreto de nº 36.852 de 7 de março de 2013, a ser concedido a oito mulheres que se destacaram em diversos ramos na cena carioca. Para mais informações, ligue: 2976-7485 ou pelo email spmrio.rio@gmail.com. 
 
 
Translate »