PT | EN | ES

O Dia da Consciência Negra acontece no próximo dia 20 de novembro. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. Por exemplo, pesquisa do Instituto Ethos/Ibope mostra que apenas seis mulheres negras são executivas das 500 maiores companhias brasileiras. A cultura corporativa e a falta de ações afirmativas são explicações para esse cenário.

O estudo mostra que entre 1.162 diretores há somente seis negras ou pardas. O número representa 0,5% de mulheres negras no quadro executivo. As mulheres em geral são apenas 119 dentro todos os executivos entrevistados.
 
O levantamento “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas" está em sua quinta edição. A pesquisa é voluntária, e os questionários foram enviados as 500 maiores empresas segundo ranking do anuário "Melhores e Maiores 2009", da revista Exame.

Eventos para celebrar a data

No dia 12 de novembro, às 8h30min, acontece a abertura da exposição “Mulheres Africanas”, da artista plástica Sumara Caggiano, uma homenagem às mulheres que sempre lutaram pelo desenvolvimento da África e por sua própria dignidade. A mostra traz esculturas em tamanho natural, que revelam a coragem das africanas e trazem à memória os valores recebidos daquele continente.
 
Entre os dias 08 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro, acontece a 5 Encontro de Cinema Negro África, Brasil e Caribe. A mostra traz apresentação de filmes e palestras. Para ter acesso a programação completa acesse http://www.geledes.org.br/consciencia-negra-2010/iv-encontro-de-cinema-negro-africa-brasil-caribe-07/11/2010.html
 
Translate »