Nos dias 24 e 25 de junho, o encontro "Diálogos sobre o Trabalho Doméstico" reuniu em Porto Alegre representantes da THEMIS, ONU Mulheres, Fundo ELAS, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), CUT/RS, FENATRAD, oito sindicatos filiados à FENATRAD, Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos, entre outras entidades.
O objetivo do encontro foi promover o debate sobre a Lei Complementar nº 150/2015, que dispõe sobre o contrato do trabalho doméstico, além de avaliar os impactos dos projetos executados pelos sindicatos apoiados pelo XVII Concurso do Fundo ELAS de Investimento Social em parceria com a ONU. Através dos projetos, os sindicatos receberam apoio para realização de oficinas, passagens para reuniões de articulação, compra de equipamentos, recursos humanos, reformas, materiais de divulgação, entre outras coisas.
As sindicalistas apontaram grandes avanços na participação dos sindicatos em articulações nacionais para regulamentação da nova legislação. Alguns dos impactos positivos mencionados foram a ampliação do número de associadas, a maior regularidade nos atendimentos feitos pelos sindicatos, o acesso a equipamentos e meios de comunicação, a participação em importantes reuniões nacionais e o empoderamento das trabalhadoras.