Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, dez grupos apoiados no XIII Concurso de Projetos, que tem como tema a autonomia sexual e os direitos sexuais e reprodutivos, estiveram reunidos no Rio de Janeiro. O encontro focou as estratégias de comunicação que serão utilizadas nos projetos e buscou trazer reflexões e sugestões inovadoras.
“O momento mais importante foi a elaboração de propostas conjuntas entre organizações com temáticas ou projetos parecidos. Isso agregará muito mais força ao nosso trabalho conjunto e, evidentemente, para a divulgação dos resultados dos projetos”, destaca Fabiana Paranhos, da ANIS.
Desenvolvida com o apoio da Fundação Ford, a iniciativa permitiu
a troca de experiências e conhecimentos entre os grupos e a elaboração de estratégias conjuntas, além de valorizar o intercâmbio durante a execução dos projetos. O evento trouxe apresentação de Márcio Schiavo, doutor em Comunicação Social, que destacou alternativas para abordar os direitos sexuais e reprodutivos na grande mídia.

“O fato de termos de traduzir nossas idéias para linguagens mais acessíveis, se queremos nos comunicar com os diferentes segmentos que compõem a sociedade, foi um ponto importante. Não podemos nos ater aos jargões e ao "feministês", temos de dialogar com toda a sociedade de forma mais eficaz”, ressalta Valéria Melki Busin, de Católicas pelo Direito de Decidir.

“Em um debate franco, que incluiu depoimentos pessoais das convidadas, pudemos refletir um pouco sobre as controvérsias que se apresentam na mídia, em nossas próprias estratégias e na sociedade, no contexto atual. Enxergamos limites sem esmorecer frente aos desafios, valorizando e nos apropriando do que fizemos até hoje como movimento”, finaliza Paula de Andrade, do SOS Corpo.