A Welight, startup parceira do Fundo ELAS, promove o Painel Mulheres, tecnologia e transformação social, que debate o protagonismo da mulher dentro da tecnologia e sua importância na transformação social. O painel reúne empreendedoras e ativistas inspiradoras que estão à frente de iniciativas que usam a tecnologia para resolver desafios sociais e ambientais, democratizar o conhecimento e ampliar a voz das minorias. Vanessa Lucena, gerente de desenvolvimento do Fundo ELAS, esteve na abertura do painel apresentando o ELAS nas Exatas, parceria do Fundo ELAS com o Instituto Unibanco, a Fundação Carlos Chagas e a ONU Mulheres que visa aproximar meninas das ciências exatas e tecnologias.
O evento aconteceu no Unibes Cultural, em São Paulo, e foi ransmitido ao vivo pelo Facebook da Welight: https://www.facebook.com/welight.brasil/. Participaram do painel Rita Wu, apresentadora da série Remake da Vice, Ana Carolina da Hora do PretaLab, Camila Achutti, sócia da Mastertech, Diana Mendes da plataforma Mulheres Negras Decidem e Joyce Lemos da Welight.
Para Joyce Lemos, gestora de comunidades e sócia da Welight, “as participantes vão apresentar tecnologias que nos mostram como fazer parte da mudança que queremos ver: da plataforma que apoia a representatividade da mulher negra na política, passando pela cultura maker, até soluções para o consumo mais consciente."
O evento também marcou o lançamento do aplicativo Welight para o público. Utilizando-se da tecnologia blockchain, o app direciona parte do valor das compras realizadas em mais de 1.000 lojas e companhias aéreas para o Fundo ELAS e mais 29 ONGs parceiras, sem alterar o valor do produto. No app ainda é possível economizar com cupons de desconto e comparar preços. Acesse e se engaje: welight.co/fundosocialelas
“O lançamento do app reflete a tendência atual de consumidores mais conscientes, que se preocupam com o impacto de seu consumo no planeta e na sociedade. E para eles oferecemos um jeito simples e sem custo de apoiar projetos sociais e ambientais a partir de suas compras online”, conta Antonia Canto, sócia-fundadora da Welight e idealizadora do evento.
O painel fez parte da Virada Sustentável São Paulo, que ocorre entre os dias 23 a 26 de agosto e vai contar com painéis, debates e atrações culturais como ferramentas de educação e mobilização social acerca do tema sustentabilidade em todas as suas vertentes.