Fundo ELAS, Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres, parceiros no Edital Gestão Escolar para Equidade: ELAS nas Exatas, promovem no mês de março dois eventos para discutir equidade de gênero e raça na educação pública e inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologias: o 1º Seminário Elas Nas Exatas e o III Diálogo ELAS nas Exatas.
“O Seminário e o Diálogo ELAS nas Exatas são uma oportunidade inédita para ampliar o debate nacional sobre a inserção das meninas nas ciências exatas e tecnologias – que serão as futuras cientistas do país”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.
"Esses dois eventos fazem parte de um projeto mais amplo de incidência nas políticas educacionais do país, a partir de experiências concretas sobre a relevância de criar oportunidades para as jovens mulheres serem bem sucedidas, e em condições reais de igualdade, também no campo das ciências exatas e tecnologias”, comenta Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas.
“ELAS nas Exatas nos gera a oportunidade de reafirmar que as escolas públicas são decisivas para articular a igualdade de gênero com conhecimento científico e tecnológico e habilidades digitais. As mudanças em termos de incentivo, investimentos e desenvolvimento técnico precisam acontecer agora. Só assim meninas e adolescentes poderão fazer parte da revolução digital que está acontecendo em todo o mundo”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
“As meninas apresentam um bom aprendizado em matemática ao longo do Fundamental I e II, mas no Ensino Médio esse rendimento diminui. Esse declínio na aprendizagem ao longo do ciclo de aprendizagem é, em grande parte, resultado do processo de socialização – na família e na escola. Os padrões de discriminação e estigmas da sociedade se refletem no interior da escola. No entanto, a escola precisa acolher as desigualdades e promover a equidade, atuando em favor das jovens e ampliando suas possibilidades de escolhas” explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.
O 1º Seminário Elas Nas Exatas acontece no dia 19 de março no Museu do Amanhã. O Seminário criará um espaço para que haja diálogos entre especialistas, estudantes e gestores em educação sobre a importância da promoção da equidade e do enfrentamento das desigualdades e das discriminações de gênero como elementos fundamentais a serem considerados nas políticas públicas educacionais.
Entre as participantes estão a pesquisadora argentina Gloria Bonder, diretora da Cátedra Regional UNESCO "Mulheres, Ciência e Tecnologia", a socióloga Suelaine Carneiro, do Geledés – Instituto da Mulher Negra, e a professora Alice de Paiva Abreu, Diretora do GenderInSITE, programa internacional que promove as discussões de gênero em ciência, inovação, tecnologia e engenharia. A programação completa e link para inscrições estão disponíveis em http://www.seminarioelasnasexatas.org.br/. O evento conta com a parceria do Canal Futura para transmissão ao vivo pelo site www.futura.org.br e