As coordenadoras do Fundo ELAS, Amalia Fischer e KK Verdade, cumprem agenda intensa representando a luta pelos direitos das mulheres brasileiras em Nova Iorque. Elas participam de 12 a 14 de julho da Conferência do International Human Rights Funders Group (IHRFG). Com o tema Seizing Opportunities: Sustaining the Human Rights Movement (Aproveitando oportunidades: sustentando o movimento por direitos humanos), o encontro acontece na Escola de Direito da Universidade de Nova Iorque.

O foco da Conferência é a sustentabilidade do movimento por direitos humanos. Como garantir a relevância, a perseverança, a resiliência e a expansão da luta por direitos humanos, seja por indivíduos, instituições ou movimentos? E qual é o papel dos financiadores de direitos humanos e da filantropia de justiça social nesse sentido? Financiadores e ativistas do mundo inteiro estarão juntos debatendo essas questões.
 
“Mais uma vez o Fundo ELAS tem a honra e a oportunidade de representar a luta democrática das mulheres brasileiras por direitos humanos e sociais em uma conferência que reúne os maiores financiadores dos direitos humanos no planeta”, diz KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.
 
Na quarta, dia 13, KK participa da mesa Political Crisis and Human Rights Backlash in Brazil (Crise Política e Retrocesso nos Direitos Humanos no Brasil), ao lado de Andrés Thompson, da Rede de Filantropia para a Justiça Social, e Ana Valéria Araújo, do Fundo Brasil de Direitos Humanos. A mesa vai atualizar os participantes sobre o contexto político brasileiro e explorar o papel que os financiadores de direitos humanos podem desempenhar para reverter os retrocessos e transformar a atual situação emergencial em uma oportunidade.
 
Em seguida, Amalia e KK marcam presença no encontro da Women’s Funding Network, que acontece entre 14 e 15 de julho. Focado em segurança econômica de mulheres e meninas, o encontro reúne representantes de fundos de mulheres e que investem na equidade de gênero em todo o mundo para discutir estratégias de avanço da segurança econômica das mulheres. O objetivo é conhecer iniciativas de sucesso de colaboração intersetorial pelos direitos das mulheres, quando fundações, agências governamentais e empresas atuam juntas nesse sentido. 
 
Em Nova Iorque, KK Verdade fará ainda uma apresentação para convidadas e convidados na New York Women’s Foundation.  Na palestra “Women in Brazil: Activists Speak Out”, a coordenadora executiva do Fundo ELAS apresentará o contexto político brasileiro e seus efeitos sobre os direitos das mulheres.
 
“Esperamos conhecer metodologias inovadoras e exitosas de apoio aos direitos humanos e, ao mesmo tempo, sensibilizar os participantes sobre a atual crise política e econômica e de risco aos diretos humanos e aos direitos das mulheres que enfrentamos no Brasil desde o início do processo do impeachment da presidenta Dilma. E, com isso, mobilizar a solidariedade internacional e o investimento no avanço dos direitos humanos das mulheres no Brasil”, diz KK.


About the International Human Rights Funders Group
 
A Internacional Human Rights Funders Group (IHRFG)