Nos dias 4 e 5 de outubro acontece no Rio de Janeiro o Encontro de Mulheres Negras: Interpretando Religiões na Diáspora. O encontro é um evento preparatório para a IV Consulta de Mulheres Africanas e da Diáspora, que será em julho de 2018, no Rio de Janeiro. A primeira e a segunda Consultas (2012 e 2014) ocorreram em Gana, no Continente Africano. A terceira (julho, 2016) teve lugar em Atlanta, Estados Unidos.
O evento é realizado pelo N´BLAC (Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho, de estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais) da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e pelo Fundo The Daughters of the African Atlantic, uma organização sem fins lucrativos baseada no Estados Unidos são as instituições proponentes do evento.
O propósito do encontro é reunir lideranças, praticantes, acadêmicas e apoiadoras que vivem e pesquisam experiências, desafios e discursos de diversas tradições religiosas do continente africano e sua diáspora. A Consulta pretende se constituir como um espaço onde mulheres negras – de espiritualidades, gerações, vocações, sexualidades e regiões geográficas plurais – possam dar voz às suas múltiplas identidades, conhecimentos e contextos.
Helena Theodoro, conselheira do Fundo ELAS, participará como palestrante da mesa Vozes de religiosidades afro-brasileiras e sul africanas, e Mãe Nilce, do Ilê Omolu e Oxum, um dos grupos apoiados pelo Fundo ELAS, estará na mesa Vozes de religiosidades afro-brasileiras e afro-americanas.
O encontro acontece de 18h30 às 21h30 no dia 4, terça, e de 8h30 às 12h na quarta, dia 5, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no Largo de São Francisco, Centro do Rio de Janeiro.