PT | EN | ES
A Fundação Carlos Chagas, com apoio da Fundação Ford, anuncia um concurso de pesquisa sobre as desigualdades raciais nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.  
 
O Concurso de Pesquisa: Negras e Negros nas Ciências tem por objetivo financiar a realização de diagnósticos/ estudos que permitam identificar a participação ou não de negras e negros nessas áreas. Espera-se que os resultados destes estudos possam contribuir para a identificação e compreensão dos possíveis mecanismos geradores das desigualdades raciais e étnicas na pós-graduação, bem como no dimensionamento da contribuição de negras e negros para o desenvolvimento do campo das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.
 
A seleção oferece bolsas de pesquisa de até R$ 30 mil para a realização de estudos que permitam identificar a participação ou não de negras e negros no campo das ciências. Inscrições entre 01 e 31 de março, pelo site da Fundação Carlos Chagas.
 
Poderão concorrer a até quatro bolsas, pesquisadoras e pesquisadores doutores: vinculados a instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa; organizações não governamentais ou sem vínculo institucional, desde que comprovada experiência em pesquisa e na temática do edital ou em áreas correlatas.
 
Por que um edital sobre essas questões?
 
Dados do relatório Desigualdades de cor/raça e sexo entre pessoas que frequentam e titulados na pós-graduação brasileira: 2000 e 2010 (Fundação Carlos Chagas) indicam o aumento na participação de negros no ensino superior desde o início dos anos 2000. Mas ainda sabe-se pouco sobre a participação da população negra na produção da ciência e da tecnologia em nosso país, porque são raros estudos que consideram essa abordagem. A ampliação da diversidade étnica e racial pode fornecer novas perspectivas e necessidades diferenciadas na produção das ciências. Essa visão foi reconhecida por grandes corporações que tornaram seus quadros mais paritários e por publicações internacionais que destacam a importância da diversidade no desenvolvimento tecnológico.