Fundo ELAS, ONU Mulheres e ONG Empodera anunciam o resultado do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra, que visa fortalecer a capacidade das instituições e grupos da sociedade civil de empoderar meninas por meio do esporte.
Foram selecionadas 9 organizações que terão apoio financeiro e técnico para desenvolver projetos em prol da equidade de gênero e da inclusão de meninas nos esportes. Os projetos selecionados atuarão com esportes como futebol, vôlei, handebol, badminton, dança, ginástica rítmica e rugby.
Diversas regiões do município serão beneficiadas com as ações, que serão realizadas no Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Jacarepaguá, Favela da Chacrinha (Praça Seca), Pedra de Guaratiba, Complexo do Alemão (Ramos), Cidade de Deus, Manguinhos, Ipanema, Rocinha e Complexo da Maré.
As organizações selecionadas vão levar para esses diferentes bairros e regiões cariocas o programa “Uma Vitória Leva à Outra”, uma formação interdisciplinar com uma série de oficinas temáticas e esportivas. Além de adquirirem habilidades trazidas pelo esporte e aplicáveis a outras áreas da vida – foco, disciplina, persistência, trabalho em equipe, respeito às regras e valorização da diversidade – por meio do programa, as meninas também adquirem habilidades importantes para outras áreas da vida: liderança e fortalecimento da autoestima, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à violência contra as mulheres, educação financeira e planejamento do futuro.
“Como cofundadora do Fundo ELAS e também da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, afirmo que estamos muito orgulhosas de apoiar projetos que vão empoderar meninas em diversos bairros cariocas e poder avançar com essa agenda tão importante que é a equidade de gênero nos esportes”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.
A ONU Mulheres chama a atenção para a importância do esporte para o empoderamento de meninas nos seus locais de vida. “Investir em meninas é desenvolver talentos e habilidades para quem elas possam lidar e enfrentar as vulnerabilidades decorrentes do machismo, do racismo e outras formas de opressão. Além disso, a parceria com as organizações selecionadas fortalece o movimento de mulheres e a sustentabilidade das ações com protagonismo das comunidades”, afirma Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil.
“É muito importante saber que tantas organizações estão engajadas no enfrentamento às desigualdades de gênero. O programa “Uma Vitória Leva à Outra” visa fortalecer ainda mais essas iniciativas para que as meninas adolescentes tenham acesso a programas esportivos seguros e inclusivos, e oportunidades para desenvolverem o seu pleno potencial”, afirma Jane Moura, presidente da Empodera – Transformação Social pelo Esporte.
Participaram do edital ELAS nos Esportes – Uma Vitória Leva à Outra organizações do Rio de Janeiro que realizaram o treinamento Uma Vitória Leva à Outra, desenvolvido pela ONU Mulheres e a ONG Empodera. O treinamento será of