O Fundo ELAS marcou presença no II Encontro Nacional da Articulação Brasileira de Lésbicas/ABL, que aconteceu de 01 a 03 de dezembro no Museu da Maré.
"Apesar da dificuldade de mobilizar recursos para os direitos das mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e trans) no país e internacionalmente, o Fundo ELAS apoia a resistência dessas mulheres desde a sua fundação", disse Savana Brito, gerente de programas do Fundo ELAS, que participou do Encontro com a assessora de comunicação Jéssica Pires.
O encontro é uma das atividades do projeto Empodera Sapatão: lésbicas na resistência, realizado pela Articulação Brasileira de Lésbicas/ ABL com apoio do Fundo ELAS através do edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos.
O apoio viabilizou a participação de representantes da ABL no Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho com foco na formação de novas lideranças políticas, propiciando a ocupação dos espaços por ativistas lésbicas brasileiras e sua articulação com mulheres de outros países.
O Encontro realizado no Rio de Janeiro teve o objetivo de fortalecer as ativistas no atual contexto de retrocesso, LGBTfobia, racismo e intolerância, além de multiplicar e interiorizar os debates trazidos do EFLAC.
"Viver no Brasil é muito arriscado para as mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais, especialmente quando orientação sexual e identidade de gênero se cruzam com outros fatores como raça e classe. Por isso reafirmamos a importância de fortalecer a resistência dessas mulheres, apoiando projetos como o da ABL", conclui Savana Brito.