Março é tempo de intensa mobilização do movimento de mulheres Brasil adentro. O 8 de março é um momento de celebrar as conquistas de direitos das mulheres e discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado pelas lutas das mulheres.
Atos, celebrações e eventos temáticos acontecem em todo o país.
Confira um pouco da intensa e variada agenda que grupos de mulheres prepararam para o mês de março:
Dia 2 de março
– O Março Feminista do Distrito Federal e Entorno reunirá grupos como AfroBixas, Casa Frida, Fórum de Mulheres do DF e Entorno e Marcha Mundial das Mulheres DF. As atividades da primeira semana incluem a I Conferência Temática de Negras e Negros LGBT, rodas de cuidado e ensaio da batucada feminista. Veja aqui.
Saiba mais sobre a programação de Brasília:.
Dia 4 de março
– A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres / SPM-Rio promove debate sobre o espaço público e a agenda política de gênero: “Pelo aumento da representação das mulheres”. Será no dia 4, às 9h30, na Praça Pio X, 119, auditório do 9º andar, Centro do Rio de Janeiro. Detalhes aqui.
Dia 5 de março
– O TransRevolução e o PreparaNem convidam para o Dia Internacional de Todas Mulheres Cisgeneres,transvestigeneres,intergeneres. Do dia 05 a 08 de março haverá uma mostra de filmes e debates na Rua Morais e Vale, 18 – Beco do Rato, Rio de Janeiro. Confira o evento.
– Acontece em São Paulo o Mulheres Tech Day, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, as vencedoras do Prêmio Mulheres Tech em Sampa e a TechSampa. Será um dia de debate, informação e conexão entre mulheres que estão ou desejam ingressar na área de tecnologia e inovação. Entrada gratuita. Saiba mais.
– Entre 5 e 12 de março acontece a Semana da Mulher na Tecnologia, com uma série de eventos práticos e discussões com foco nas mulheres na área de Tecnologia em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná e Pernambuco. O objetivo é inserir e fortalecer as mulheres na área. Acompanhe a programação.
Dia 6 de março
– No dia 6 de março a campanha Feminicidades ganha as ruas de São Paulo. Haverá colagem de lambes às 14h na Praça Roosevelt, para ocupar a cidade com histórias e olhares de mulheres, e encontro no dia 12 de março. Saiba mais.
– Também haverá