Mujeres poderosas: Grupos que actúan en la agenda socioambiental
Clique para baixar um PDF
EXPERIÊNCIAS NA AMÉRICA DO SUL
Uma aliança de forças que pode parecer tão natural, mas que ainda não estava posta, de forma clara e objetiva. E os desafios do que a princípio pareciam lutas separadas, defendidas com coragem e determinação por diferentes grupos, se abriram em caminhos novos, fortalecidos pelo diálogo e compartilhamento de experiências e sonhos.
O que podemos ver nesta publicação, são bem mais do que surpreendentes resultados alcançados pelos grupos apoiados, é a revelação de uma verdade poderosa, capaz de grandes revoluções: as mulheres, na conquista de seus direitos, de sua voz e seu lugar no mundo, protegem e cuidam de todas as formas de vida.
Iniciativa conduzida pelo Fundo Casa Socioambiental, canalizou recursos para apoio a mais de 100 projetos na interface de mulheres e meio ambiente no Brasil, Bolívia e Paraguai. Inovador, esse programa revelou a potência natural dessa união: a força criativa, sensível e realizadora das mulheres em sua busca por direitos negados historicamente e a luta por justiça ambiental, como o direito ao acesso à água limpa, à soberania alimentar, ao meio ambiente saudável e equilibrado, à manutenção dos recursos necessários para a vida das gerações presentes e futuras.
O artigo abaixo faz parte da publicação MULHERES POTENTES: ATUAÇÃO DE GRUPOS NA AGENDA SOCIOAMBIENTAL – EXPERIÊNCIAS NA AMÉRICA DO SUL, do Fundo Casa Socioambiental e GAGGA.