No dia 22 de novembro, em Brasília, foram anunciados os vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e nossas conselheiras, Rita Andréa e Inês Meneguelli, representaram o Fundo em seu melhor estilo e elegância. Cada iniciativa vencedora recebeu um prêmio no valor de 80 mil reais. Foi premiada uma tecnologia de cada região do país e uma de cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais" e "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza".
O prêmio, que acontece desde 2001 a cada dois anos tem como objetivo divulgar e premiar soluções efetivas para graves problemas sociais e ambientais que possam ser replicadas em outras regiões do Brasil. Este ano o prêmio teve recorde de inscrições com 1116 tecnologias sociais inscritas.
O que é Tecnologia Social?
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais – BTS, base de dados on-line disponível no site www.tecnologiasocial.org.br contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais.