Para discutir questões que abrangem gênero e sexualidade, além de buscar traçar, de modo conjunto, um panorama da luta pela garantia de direitos humanos, o curso de Pós-Graduação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz) promove o evento Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser, que conta com a participação de KK Verdade, coordenadora executiva do Fundo ELAS.
Nos dias 18 e 19 de abril de 2016, o Salão Internacional da ENSP irá sediar o seminário, que vai contar com professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e outros atores sociais envolvidos com a temática do evento. Entre os nomes já confirmados para guiar os debates, estão, além de KK Verdade, a secretária especial de políticas para as mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha; o pesquisador Sérgio Carrara, do Instituto de Medicina Social da UERJ e Leonardo Peçanha, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades. KK Verdade estará na mesa Retratos da Luta de Mulheres, que será no dia 18 às 11h.
Os dois dias de encontro são parte do 4º Seminário de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos promovido pela Pós-Graduação, e conta com o apoio do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS) da Fiocruz. Por meio de palestras, mesas de debate e rodas de conversa, os participantes poderão se aprofundar nos assuntos propostos no seminário, que vai trazer também momentos de integração e atividades culturais e artísticas.
O evento é gratuito, aberto ao público em geral e tem o objetivo de reunir estudantes, acadêmicos, ativistas e pessoas interessadas na construção de um cenário em que a ampliação de direitos e respeito por minorias seja o foco. O credenciamento dos participantes será feito nos dias de atividade, meia hora antes do início do seminário. Haverá certificado, basta solicitar no momento do credenciamento e informar os dados necessários.
Confira a programação:
>>> Dia 18/04
9h – 9h30 – Credenciamento
9h30 – 10h – Mesa da abertura – Dr. Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz), Dr. Hermano Albuquerque de Castro (diretor da Escola Nacional de Saúde Pública), Dra. Maria Helena Barros de Oliveira (chefe do departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural) e Vera Lucia Marques da Silva (coordenadora do curso de especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos).
10 – 11h – Conferência de Abertura – Ana Rocha – Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio de Janeiro.
11 – 12h – Mesa Temática: Retratos da luta de mulheres
• Patrícia Nassif (DIHS/ENSP) – coordenação
• KK Verdade (Fundo ELAS)
• Priscilla Brito (Universidade Livre Feminista)
• Elizabeth Fleury (Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça Fioc