Respeito à
singularidade, à subjetividade e à multiplicidade
Caminho colaborativo para transformação
O ELAS+ Doar para Transformar busca recursos financeiros para, por meio do fomento social e participativo, promover e fortalecer as organizações de mulheres e pessoas trans. A confiança no protagonismo dessas organizações e a transparência garante o sucesso das ações. Nossas metodologias mobilizam recursos e realizam Diálogos para colheita dos sonhos e das soluções proposta por essas mulheres e pessoas trans, para que elas transformem seus cotidianos nas comunidades, nos territórios, nos bairros, nas cidades, no meio ambiente e no país.
Teoria da Mudança
Temos uma visão sistêmica da transformação social. Os recursos são fundamentais para permitir que as mulheres e pessoas trans entrem em ação com seus projetos por justiça social, direitos, empreendedorismo, sempre impedindo que a violência destrua seu desenvolvimento. A inspiração da teoria da mudança do ELAS+ Doar para Transformar é um rizoma, mais particularmente o gengibre.
Veja porque o gengibre foi uma inspiração para o ELAS+ construir sua teoria da mudança
O gengibre se multiplica através dele mesmo, renasce do que já foi. Cresce e renasce longe de nossos olhos, debaixo da terra. Cresce na horizontal e se multiplica em outros gengibres. Na vertical oferece folhas e flores.
Da mesma forma, a potência das mulheres se multiplica em outras potentes mulheres e pessoas trans. Misturam-se saberes nessa diversidade: a visão sistêmica de longo prazo, um planejamento estratégico que inclui um plano de comunicação com todos os públicos de relacionamento, um plano de captação, a governança e uma equipe preparada e motivada. Assim, o planejamento estratégico ganha vida, gerando impacto coletivo.
É a Teoria da Mudança que ilumina o caminho do ELAS+ Doar para Transformar a cada passo: mobilização de recursos, diálogos, construção de editais, acompanhamento dos grupos apoiados e monitoramento dos impactos. Acreditamos que assim é possível promover a mudança coletiva.
*Ilustrações de Joana Lira nascida em Recife, formada em design gráfico em 1997 tem trânsito livre entre design e artes visuais, linguagem que deriva da arte e da expressão cultural. Desenvolve identidades visuais, linhas de objetos e estampas assinadas, entre outros projetos, sempre buscando um design do envolvimento, capaz de agregar valor cultural, histórico e sentimental à forma e à utilidade. Instagram @joanalira