PT | EN | ES
De 30 de março a 1 de abril acontece em São Paulo o 9º Congresso GIFE, principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. O evento reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, além de dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e representantes de governos, proporcionando um espaço para aprendizado, relacionamento e troca de experiências.
 
A 9ª edição terá como tema principal o sentido público do investimento social privado, problematizando as relações contemporâneas entre público e privado a partir da atuação dos institutos, fundações e empresas envolvidos com o campo do investimento social. O evento será na Fecomercio e vai reunir cerca de 1.500 pessoas.
 
“O GIFE define o investimento social privado como o aporte voluntário de recursos privados para ações de interesse público. A relação público-privada está, portanto, no cerne da atuação dessas organizações. Ao definir o tema do Congresso GIFE como O sentido público de investimento social privado, buscamos afirmar a importância do caráter público desse trabalho, particularmente em um momento em que muitos institutos e fundações empresariais aproximam-se das suas empresas mantenedoras na redefinição das suas estratégias de investimento”, diz Andre Degenszajn, secretário geral do GIFE.
 
Para Andre, a discussão é especialmente oportuna no atual contexto político brasileiro: “Essa reflexão sobre o investimento social não está apartada das discussões que atravessam o momento atual do Brasil, marcadas pela tensão nas relações público-privadas. Parte da solução para a crise em que estamos imersos passa pela revisão dessas relações”.


Painel com participação do Fundo ELAS debate equidade de gênero e raça na educação
 
Além da programação oficial, com acesso restrito aos que pagam a inscrição, há atividades abertas. Uma delas é o Painel Equidade de gênero e raça na educação, que vai debater como a parceria entre investimento social privado, academia e fundos independentes pode contribuir para enfrentar o desafio da equidade de gênero e raça na educação. Participarão Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS, Bernadete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, Hélio Santos, do Fundo Baobá e Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos. Será no dia 01 de abril, às 15h. Inscrições aqui.
 
“O Congresso GIFE é muito importante para todos que atuamos no investimento social e na filantropia de justiça social. O GIFE tem sido um importante e grande parceiro do Fundo ELAS desde 2002, se interessando sempre na inclusão da diversidade e, nos últimos 8 anos especificamente, na equidade de gênero”, diz Amalia. “Nós já fizemos um seminário sobre investimento social e equidade de gênero em parceria com o GIFE e com Instituto Avon, Fundação Ford, I

Translate »