No dia 29 de novembro, terça-feira, o Fundo ELAS participa do Dia de Doar, que é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. O Dia de Doar é uma mobilização para termos um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil.
Organizações e pessoas de todo o mundo participam desse movimento, seja doando no dia 29 de novembro, seja fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos e empresas neste mesmo dia.
Nesse dia, o Fundo ELAS convoca as brasileiras e brasileiros a doarem para a causa das mulheres, que é uma das recebe menos doações. Embora mais da metade dos brasileiros e brasileiras tenham feito doações em 2015, as causas que mais sensibilizam doadores são saúde, criança, combate à fome, idosos e situações emergenciais (acidentes, catástrofes, etc).
Essa é uma conclusão da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social em 2015. A pesquisa mostra ainda que a solidariedade e a sensibilidade em relação às pessoas que necessitam de apoio são as principais motivações para 80% dos doadores e doadoras.
Doar Para Transformar
O Fundo ELAS já doou mais de R$22,5 milhões, apoiando mais de 370 projetos de grupos de mulheres de todo o Brasil, ampliando direitos e o protagonismo feminino.
Como doar para o Fundo ELAS:
Arredondar o preço de suas compras nos estabelecimentos comerciais parceiros do Movimento Arredondar (veja aqui)
Divulgar o Fundo ELAS na sua família, amigos, trabalho etc: www.fundosocialelas.org
Sobre o Dia de Doar
O #diadedoar foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013, e sua origem é os Estados Unidos, onde começou em 2012. Foi criada por uma organização chamada 92Y, que fica em Nova Iorque, e hoje está no mundo todo.
Lá fora, o #diadedoar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday.