PT | EN | ES

O Arredondar funciona assim: você arredonda o valor da sua conta nos locais que aceitam arredondar. Todo valor arrecadado vai diretamente para organizações sociais selecionadas que trabalham pelos 8 Objetivos do Milênio, da ONU. De grão em grão, os centavos viram milhares de reais em verbas para projetos como os apoiados pelo Fundo ELAS.

 
Ele nasceu de uma ideia de Nina Valentini, paulista de 29 anos formada em Administração e diretora do Instituto Arredondar. Pela iniciativa de sucesso, Nina ganhou na semana passada o Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2016, que a Folha de São Paulo entregou na última semana.
 
O Fundo ELAS, parceiro do Instituto Arredondar desde a sua criação, conversou com Nina sobre o seu trabalho à frente desse movimento que incentiva a cultura de doação no país e sobre ter sido eleita a empreendedora social mais inovadora do Brasil com até 35 anos.
 
Confira a entrevista:

O que motivou você a criar o Instituto Arredondar?
O Arredondar foi criado por um grupo de pessoas, liderados pelo Ari Weinfeld, que ficou inspirado quando descobriu por meio do livro Financing Future (Maritta Koch Weser e Tatiana Van Lier) algumas iniciativas de doação. Fui convidada a empreender em conjunto com ele a iniciativa, muito motivada pelo desafio de mobilizar recursos para projetos relevantes e de impacto pelo país que não conseguem acessar recursos de pessoas físicas, por conta do tamanho da estrutura, e também, pelo tipo de destinação não ser de recursos institucionais – o que dá pouca flexibilidade e autonomia para as organizações. Minha grande motivação sempre foi a de ajudar a desenvolver a cultura de doação e conectar pessoas diferentes a causas relevantes e urgentes. 
 
Com as doações arrecadadas, o Arredondar beneficia 15 organizações sociais, entre elas o Fundo ELAS. Por que optaram por colaborar com o Fundo ELAS e o que significa para você essa parceria com o único fundo de investimento social voltado para mulheres no Brasil?
O Fundo ELAS é uma organização apoiada pelo Arredondar desde o princípio, e acreditamos muito em sua proposta de fortalecimento das mulheres, apoiando diferentes projetos pelo Brasil. Ele foi selecionado dentro de um processo de avaliação de mais de 300 organizações sociais, por um grupo de especialistas, e temos acompanhado sua atuação relevante na temática em que atua. O fortalecimento das mulheres é uma de nossas causas que queremos expandir nossa atuação, e o Fundo ELAS é um ator relevante neste setor para esta temática. Sua multiplicidade de projetos e capacidade de atuar em diferentes locais é um destaque bem como o conhecimento acumulado sobre o tema de sua equipe. 
 
Desenvolver uma cultura de doação e de filantropia para a justiça social no Brasil é um grande desafio, tanto junto a empresas quanto junto à sociedade. Como você vê esse desafio e quais são as estratégias do Arredondar para incentivar as doações?
Temos inúmeros desafios para desenvolver a cultura de doaç&atil