KK Verdade e parte da equipe do Fundo ELAS estiveram no dia 5 de dezembro no 1º Diálogos Gênero e Número – Dados, Jornalismo e Arte para falar sobre Direitos, promovido por nossas parceiras da Gênero e Número, primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados. O evento aconteceu no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro.
A programação intensa incluiu mesas sobre os desafios para um cenário de equidade de gênero, acesso à informação e direitos das mulheres, direito à cidade, direitos de indígenas e quilombolas e dados e identidade de gênero. Algumas das convidadas foram Ana Paula Pellegrino (Instituto Igarapé), Flávia Oliveira (GloboNews, Estudio i e Radio CBN), Lucia Xavier (Criola), Cecília Oliveira (Fogo Cruzado App e The Intercept Brasil), Amara Moira (Unicamp), Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil), Selma Dealdina (Conaq), Jaqueline de Jesus (pesquisadora), Jacira Melo (Agência Patrícia Galvão) e Fernanda Alves (cientista de dados no cLab/FLAG).
Houve lançamento da pesquisa Mulheres no Jornalismo Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Gênero e Número com o apoio do Google News Lab. A pesquisa inédita investiga os desafios enfrentados pelas mulheres no exercício da profissão jornalística e será disponibilizada em mulheresnojornalismo.org.br.
O 1º Diálogos Gênero e Número incluiu ainda a exposição Data ART – Arte baseada em dados, que reúne obras inspiradas em reportagens de veículos independentes de países latino-americanos, assim como a mesa de debates "Como a arte pode ampliar debates e visibilizar dados".
Conheça a Gênero e Número e acompanhe a iniciativa no Facebook.