Ao contrário inovou! O Coronavírus explicitou a alarmante desigualdade social brasileira e escancarou a dificuldade das mulheres! E elas também não pararam! A difícil situação de grupos e organizações de mulheres, acendeu vários alarmes! Apesar da garra das mulheres no enfrentamento da COVID, suas organizações foram terrivelmente afetadas. Inovamos, como o momento exigiu. Entendemos que além da ajuda humanitária urgente, o que os grupos de mulheres precisam é não parar suas atividades. Que não sejam obrigadas a fechar suas organizações. Lançamos o Programa ELAS na Emergência do Futuro.
O Programa ELAS na Emergência do Futuro, que pretende viabilizar um caminho sustentável para as organizações de mulheres em todo o Brasil, será o foco da atuação do ELAS durante o ano de 2021. Já demos início a mobilização de recursos para lançar o edital que terá duas linhas de apoio:
1- Empreendedorismo
As organizações precisam descobrir caminhos para geração de renda e negócios para garantir sua sustentabilidade. Prioridade para empreendimentos de impacto econômico e social na localidade. Criatividade e resiliência financeira, com atualização de ferramentas de produção, comunicação e venda diante de uma pandemia.
2- Políticas públicas
Apoiando as mulheres que vivem, conhecem e podem atuar nas suas localidades diretamente é que geramos impacto social e transformação. Conhecemos a realidade porque nascemos dos movimentos sociais e culturais e desde sempre escutamos as mulheres e seus desafios através dos Diálogos que realizamos. Além disso, investimos em pesquisas, como a que lançaremos esse ano, que também é uma notícia desse Newsletter. Confiamos que pela mão das mulheres nascerá o novo futuro e contamos com nossos vários parceiros para o sucesso do Programa ELAS na Emergência do Futuro. Acreditar nas mulheres é uma quebra de paradigmas! E se você pensou nelas, acredita nelas, pense ELAS! Venha ser nosso parceiro na nossa visão: Doar para transformar.