PT | EN | ES

Participantes do “Mulheres da Paz”, do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública), nas comunidades de Manguinhos, Providência e Rocinha, no Rio de Janeiro, integram o novo projeto “Mulheres da Paz na Construção Civil”, que tem coordenação geral do ELAS e parceria com o SENAC/RJ e a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio.

A iniciativa, que dá continuidade ao Projeto Mulheres da Paz, está permitindo que 80 mulheres tenham acesso a novas oportunidade de emprego e renda nas comunidades em que estão inseridas. Dividido em três módulos, o curso inclui formações sobre direitos e cidadania e empreendedorismo, além de capacitação técnica em construção que será dada pelo SENAC.
O projeto destaca que aprender uma profissão é um investimento que nem todas as mulheres conseguem concretizar. Também ressalta que elas devem ser formadas e preparadas para enfrentar o mercado de trabalho conscientes de seus direitos e de si mesmas.
Também em parceria com a mesma Secretaria e o SUDIM (Superintendência da Mulher do Rio), oELAS realizou no ano de 2009 um projeto de monitoramento dos serviços de atendimento e sistemas de informação sobre a violência contra as mulheres dos Centros de Referência do Estado. O trabalho permitiu verificar acertos e necessidades de melhoria no processo de atendimento às mulheres do Estado do Rio.
Translate »