O Fundo ELAS tem muitos motivos para celebrar o ano de 2015. O único fundo de investimento social voltado para meninas, jovens e mulheres completou 15 anos reforçando sua missão de promover e fortalecer o protagonismo feminino mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas.
O ELAS encerrou seus XVII e XIX concursos com resultados expressivos e surpreendentes. Desenvolvido em parceria com a Themis – Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, o XVII Concurso de Projetos fortaleceu institucionalmente a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e outros 8 sindicatos e associações das trabalhadoras domésticas, além mobilizar e garantir apoio político para os direitos das trabalhadoras domésticas. Essa articulação das trabalhadoras culminou na aprovação e regulamentação da PEC das Domésticas (150/2015), uma conquista que beneficia mais de 7 milhões de trabalhadoras em todo o país.
O XIX Concurso do Fundo ELAS, novo edital do Fundo Fale Sem Medo, parceria do ELAS com o Instituto Avon, também foi encerrado em 2015, alcançando mais de 21 mil beneficiárias de 77 municípios brasileiros, entre mulheres jovens e adultas, negras, mulheres de terreiro, agricultoras, lésbicas e quilombolas. Foram apoiados 31 projetos que desenvolveram estratégias criativas e inovadoras na luta contra a violência contra a mulher: agricultura familiar, artes (dança, música, teatro), comunicação (rádio comunitária, programas de TV, vídeos), esportes, etc.
Apoiamos também mais 7 grupos através do Programa de enfrentamento da violência contra ativistas. Com apoio da Sigrid Rausing Trust, o programa já apoiou 16 projetos de todo o país desde 2014.
Avançamos ainda com o Programa Autonomia Sexual: Fundo de Direitos Sexuais e Reprodutivos, que mantemos desde 2009. O Programa tem apoio da OAK Foundation e em 2015 apoiamos 5 projetos.
Inovações e novas parcerias
Em 2015 o Fundo ELAS inovou e lançou seu XX Concurso de Projetos em parceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas. O Concurso Elas nas Exatas selecionou 10 projetos que serão realizados em escolas públicas e têm como foco principal a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais, estimulando alunas de ensino médio a seguirem carreiras nas ciências exatas e tecnologias.
Lançamos também nosso XXI Concurso de Projetos, fortalecendo nossa parceria com o Instituto Avon: o Fundo Fale Sem Medo. O 3º edital do Fundo Fale Sem Medo apoiará mais 30 projetos voltados para o combate à violência contra a mulher, com um investimento de mais de R$3 milhões. Apoiaremos organizações da sociedade civil, grupos informais de mulheres ou mistos e grupos de mulheres estudantes, que têm crescido muito nas escolas e universidades do país.
Em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, a