PT | EN | ES

Ativismos feministas e filantropia transformativa pós-pandemia

por | fev 28, 2024 | Livros Publicados | 0 Comentários

Clique para baixar um PDF

O ecossistema das organizações da sociedade civil lideradas por mulheres no Brasil opera pela coragem em resistir, sobreviver e construir. Resistem em um contexto caracterizado por inegáveis desafios colocados pela pandemia de Covid-19, que escancarou a perversidade das desigualdades sociais no país e a ineficácia dos governos em nível federal e locais em garantir os direitos fundamentais da população, tornando-se um marco para a estrutura desse ecossistema que luta por justiça social e equidade.

Em 2021, o ELAS+ Doar para Transformar, primeiro fundo brasileiro a investir exclusivamente no protagonismo de mulheres cis, trans e outras transidentidades, lançou a pesquisa Ativismo e Pandemia no Brasil. Com a análise de dados inéditos coletados no auge da pandemia de Covid-19,
em 2020, através do edital Mulheres em Movimento: fortalecendo a solidariedade e a confiança, a pesquisa deu publicidade a um cenário de muitos desafios, alguns recorrentes e peculiares. Ao mesmo tempo, destacou a potência da resistência, inventividade e celeridade dos ativismos feministas do país. São aspectos que reforçam a confiança e compromisso que a instituição possui com a filantropia feminista ao longo de mais de 20 anos de investimento nas lideranças das mulheres.

Esta publicação foi possível porque, em 2020, o ELAS+ recebeu um número recorde, à época, de propostas de solicitação de financiamento através do seu maior edital anual, o Mulheres em Movimento. Sabendo que estava diante de uma grande riqueza de informações que possibilitaria melhor compreender os ativismos de mulheres do país em um contexto excepcional de enfrentamento à pandemia de Covid-19, se debruçou sobre a sistematização dos dados.

Baixe a versão em PDF