PT | EN | ES

Respeito à

singularidade, à subjetividade e à multiplicidade

Caminho colaborativo para transformação

O ELAS+ Doar para Transformar busca recursos financeiros para, por meio do fomento social e participativo, promover e fortalecer as organizações de mulheres e pessoas trans. A confiança no protagonismo dessas organizações e a transparência garante o sucesso das ações. Nossas metodologias mobilizam recursos e realizam Diálogos para colheita dos sonhos e das soluções proposta por essas mulheres e pessoas trans, para que elas transformem seus cotidianos nas comunidades, nos territórios, nos bairros, nas cidades, no meio ambiente e no país.

Teoria da Mudança

Temos uma visão sistêmica da transformação social. Os recursos são fundamentais para permitir que as mulheres e pessoas trans entrem em ação com seus projetos por justiça social, direitos, empreendedorismo, sempre impedindo que a violência destrua seu desenvolvimento. A inspiração da teoria da mudança do ELAS+ Doar para Transformar é um rizoma, mais particularmente o gengibre.

Veja porque o gengibre foi uma inspiração para o ELAS+ construir sua teoria da mudança

O gengibre se multiplica através dele mesmo, renasce do que já foi. Cresce e renasce longe de nossos olhos, debaixo da terra. Cresce na horizontal e se multiplica em outros gengibres. Na vertical oferece folhas e flores.

Da mesma forma, a potência das mulheres se multiplica em outras potentes mulheres e pessoas trans. Misturam-se saberes nessa diversidade: a visão sistêmica de longo prazo, um planejamento estratégico que inclui um plano de comunicação com todos os públicos de relacionamento, um plano de captação, a governança e uma equipe preparada e motivada. Assim, o planejamento estratégico ganha vida, gerando impacto coletivo.

É a Teoria da Mudança que ilumina o caminho do ELAS+ Doar para Transformar a cada passo: mobilização de recursos, diálogos, construção de editais, acompanhamento dos grupos apoiados e monitoramento dos impactos. Acreditamos que assim é possível promover a mudança coletiva.

Slide 1
FLUXO_MOBILIZACAO
Mobilização de recursos

O ELAS+ mobiliza recursos e ganha potência junto a parceiros nacionais e internacionais, o solo simbólico que oferece nutrientes para serem distribuídos por meio dos editais. Ao longo dos anos, a causa do ELAS+ ganhou importância para fundos e organizações no Brasil e no mundo, além de aguçar o interesse das empresas em investir na diversidade: contra o racismo estrutural e a LBTIfobia. Avançamos na mobilização de recursos e chegamos também aos doadores individuais.

Clique em

Parceiros 

e conheça mais

Slide 2
Diálogos, escuta atenta e profunda

O ELAS+ realiza Diálogos com as lideranças das organizações apoiadas. São espaços de colheita e para plantar novas sementes. Ouve-se, em profundidade, as necessidades e sonhos dessas mulheres tão diversas, de todas as regiões do Brasil, antes de serem criados os editais. Depois, em mais uma oportunidade de escuta, pode-se medir os impactos coletivos e pontencializar a construção de redes.

Veja mais sobre como atua o ELAS+ e sua tecnologia social:

A metodologia, reconhecida pelos diversos parceiros que nos apoiam, é um dos diferenciais da organização e é responsável pelo sucesso do trabalho. Cada projeto é regularmente monitorado pela Área de Programas do ELAS+, responsável por manter uma comunicação constante com os grupos. São realizadas entrevistas, por telefone e online, e visitas presenciais. Nossa equipe também participa das atividades propostas no âmbito dos projetos, que são acompanhados por meio de relatórios narrativos e financeiros.

FLUXO_MOBILIZACAO
slide 3
FLUXO_MOBILIZACAO
Editais e Seleção de projetos

Os editais são preparados com foco nos temas específicos levantados pelas lideranças durante os Diálogos. São selecionados projetos inovadores de organizações, formais e informais, liderados por mulheres e LBTIs nas mais diversas áreas de atuação: ações contra a violência doméstica, conquista de direitos, combate ao racismo e às LGBTfobias, economia do cuidado, defesa de territórios, incentivo à inserção de jovens nas ciências exatas, esporte, moda, autonomia financeira, justiça climática ou mesmo um edital com recursos flexíveis.

Veja mais sobre os editais do ELAS+:

A seleção dos projetos é realizada por um comitê formado por integrantes do Conselho do ELAS+ e especialistas no tema, com base nos seguintes critérios: inovação, impacto, relevância da metodologia de ação, adequação da aplicação dos recursos, viabilidade técnica, amplitude e qualidade da participação, distribuição territorial e menor acesso a recursos. Por meio dos editais, são geradas novas oportunidades, desenvolvidas habilidades e as organizações são fortalecidas institucionalmente para que concretizem suas soluções para a transformação social.

Slide 4
Grupos atendidos

Apoiamos mulheres e pessoas trans, em toda a sua diversidade e multiplicidade, que vivem e por isso podem atuar nas suas localidades. O ELAS+ Doar para Transformar conhece essa realidade porque nascemos dos movimentos sociais e culturais, e sempre escutamos as mulheres e os desafios que elas enfrentam. Os grupos e iniciativas que apoiamos são formados por mulheres negras, lésbicas, bissexuais e pessoas trans, indígenas, quilombolas, trabalhadoras domésticas, mulheres com deficiência, jovens, mães, empreendedoras, mulheres da cidade, do campo, das florestas e tantas outras trabalhando justiça social em todas as regiões do Brasil.

Conheça o resultado da pesquisa realizada em 2021 em

Publicações do ELAS+ 

FLUXO_MOBILIZACAO
slide 5
FLUXO_MOBILIZACAO
Lucro social e impacto coletivo

A tecnologia social do ELAS+, além de capilarizar os recursos por meio de eaitais, ajuda a desenvolver habilidades para o fortalecimento das organizações. As iniciativas transformam toda a localidade e, em rede, seguem semeando mudanças por todo o Brasil. O lucro social gerado por elas não é medido em moedas, mas pelo impacto coletivo da transformação. Os investimentos ajudam na construção de movimentos potentes para a transformação social.

Veja mais sobre a metodologia reconhecida do ELAS+:

A metodologia dos encontros do ELAS+ é reconhecida e comprovada como uma boa prática para aumentar os resultados e o impacto dos projetos. Os Diálogos permitem que os grupos se aproximem, conheçam as iniciativas apoiadas, o que favorece estratégias conjuntas e redes. Muitas novas habilidades são criadas e por meio delas, outras mulheres são impactadas, gerando benefícios para as comunidades em que estão inseridas.

previous arrow
next arrow

*Ilustrações de Joana Lira nascida em Recife, formada em design gráfico em 1997 tem trânsito livre entre design e artes visuais, linguagem que deriva da arte e da expressão cultural. Desenvolve identidades visuais, linhas de objetos e estampas assinadas, entre outros projetos, sempre buscando um design do envolvimento, capaz de agregar valor cultural, histórico e sentimental à forma e à utilidade. Instagram @joanalira