PT | EN | ES

Não à Violência Doméstica

por | fev 26, 2024 | Livros Publicados | 0 Comentários

Clique para baixar um PDF

Com irreverência e criatividade, mulheres de Norte a Sul do Brasil se mobilizaram para mudar uma realidade cruel: mais de 13,5 milhões brasileiras já sofreram algum tipo de agressão. Destas, 31% ainda convivem com o agressor, e 14% delas ainda sofrem algum tipo de violência1.

São muitas as mulheres dispostas a transformar esse quadro e a questionar a violência contra a mulher, que geralmente é naturalizada nas relações. O Fundo Fale sem Medo, parceria de sucesso entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social, tem apoiado, capacitado e fortalecido essas mulheres e suas iniciativas no enfrentamento da violência.

São mulheres que se encontram, se apoiam, superam situações de violência e, juntas, passam a cuidar de si. Esse é o ciclo que se repetiu nos 70 municípios em que atuaram as 31 organizações apoiadas pelo Fundo Fale sem Medo através do XIX Concurso de Projetos do Fundo ELAS.

Com o investimento total de R$ 3,1 milhões, o Fundo Fale sem Medo apoiou grupos provenientes de 13 estados das cinco regiões do país que lutam contra a violência. As mulheres que se aliaram ao Instituto Avon e ao Fundo ELAS nessa luta inovaram e usaram estratégias criativas para estimular outras mulheres a se empoderarem e a se defenderem, envolvendo também homens e meninos no combate à violência.

Este documento visa disponibilizar informações metodológicas, qualitativas e quantitativas dos processos de desenvolvimento e execução dos projetos, bem como apontar seus resultados e impactos. Constitui-se como mecanismo de transparência das ações e de reconhecimento ao desempenho das organizações envolvidas.

Baixe a versão em PDF